sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Francisco da Gama, 2º Conde da Vidigueira

Recentemente, elaboramos um texto sobre a vida de Vasco da Gama, mas este exímio navegador da Pátria havia falecido em Cochim (Índia), na véspera de Natal do ano de 1524. Era altura de assegurar a sucessão no Condado da Vidigueira. Seria uma tarefa inglória exigir ao sucessor que alcançasse o reputado nível do primeiro conde, ou até, se quisermos dizer, do responsável pela criação deste condado no Baixo Alentejo.
Como era natural naqueles tempos, a escolha recaía no filho primogénito. Neste caso em concreto, D. Francisco da Gama assume os destinos da Vidigueira e Vila de Frades. Vamos agora conhecer um pouco da sua vida.
Suspeita-se que terá nascido por volta de 1510. Como já disséramos, era filho de Vasco da Gama e de sua mulher, Catarina de Ataíde. Não sabemos quase nada sobre os anos iniciais de Francisco, mas é provável que tivesse sucedido logo ao pai (morre em 1524), enquanto Conde da Vidigueira. Teria talvez cerca de 14 ou 15 anos. Por outras palavras, era ainda um adolescente.
Mas não nos iludamos. Francisco da Gama, mesmo nunca alcançando a notoriedade mundial de Vasco da Gama, fez mais obra na Vidigueira do que o seu progenitor. Como sabemos, Vasco da Gama ficara famoso na Vidigueira pela colocação do sino de bronze na Torre do Relógio (em 1520) e pela sua devoção diante do Convento de Nossa Senhora das Relíquias. Mas o seu filho Francisco foi mais longe em termos de obra material neste espaço. 
Em 1545, Francisco da Gama e D. Guiomar de Vilhena (sua mulher, filha do 1º Conde de Vimioso) fundam o Convento de Nossa Senhora da Assunção em Vila de Frades. Trata-se duma instituição monástica que, ao ser integrada na Província da Piedade, acolheria os frades franciscanos/capuchos, e terá conhecido uma duração significativa, embora já estivesse extinta antes do ano de 1834 que ditaria o fim das Ordens Religiosas. Ainda hoje se podem observar possíveis muros duma cerca que alegadamente pertenceria ao Mosteiro. Também um rio, hoje seco, atravessava as suas antigas propriedades. 





Imagem nº 1 - Seria este rio (hoje seco) que atravessava as propriedades do antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção em Vila de Frades? A pequena e antiga ponte que também visualizamos parece ter sido obra dos franciscanos.
Foto da autoria de Manuel Carvalho


Mas o legado de D. Francisco da Gama e de sua mulher não fica por aqui. Revelando uma devoção religiosa enorme, continuam com as suas missões piedosas e, em 1555, ordenam a construção da Ermida de Santa Clara na Vidigueira. Este novo templo atrairá festividades, romarias, peregrinações, actos de devoção. 



Imagem nº 2 - A Ermida de Santa Clara na Vidigueira.
Foto da autoria de Vítor Oliveira in: http://www.flickr.com/photos/vitor107/4709514505/


Estas foram as duas principais obras do Segundo Conde da Vidigueira, um homem que valorizou o culto cristão e que queria transmitir ideias nobres às povoações da altura. 
D. Francisco da Gama foi ainda Almirante da Índia Oriental e Estribeiro-mor de D. João III. 
Não sabemos a data do seu falecimento, nem há meios seguros para obter provas a esse respeito. Alegadamente, D. Guiomar de Vilhena terá perecido em 1585, mas nessa altura, já não tutelava o Condado, mas sim D. Francisco da Gama (não façam confusão pois este seria o Quarto Conde da Vidigueira e neto do seu homónimo que está a ser aqui alvo duma biografia). Ou seja, pelo meio, ainda há um Terceiro Conde - Vasco Luís da Gama (nome semelhante ao do descobridor do caminho marítimo para a Índia) que falece na desastrosa batalha de Alcácer Quibir em 1578. Logo, D. Francisco da Gama, segundo conde, deveria ter falecido antes de 1578, isto é, alguns anos antes da sua mulher. Este parece ser um raciocínio correcto, e por isso, posso então avançar que D. Francisco da Gama terá falecido, talvez depois de 1555, mas ainda antes de 1578.
Se a nossa intuição não estiver errada, o segundo conde da Vidigueira teria assumido o seu cargo entre 31 a 54 anos, muito mais tempo do que o seu famoso progenitor - Vasco da Gama (apenas cerca de 4-5 anos).
Teria vivido entre 45 a 68 anos. Estes foram meros cálculos mas que não deverão andar muito longe da realidade.
É provável que os seus restos mortais não tenham sido trasladados para Lisboa, e permaneçam ainda no Convento de Nossa Senhora das Relíquias (Vidigueira), isto se não tiver sido sepultado noutro espaço que desconheçamos, até porque os pormenores que envolveram as suas últimas vivências continuam por desvendar...
Em suma, e para não originar confusões entre potenciais homónimos, esclareço, por fim, que os primeiros quatro condes da Vidigueira foram estes:

1º Vasco da Gama (1519-1524) - Já abordado
2º Francisco da Gama (1524-?) - Já abordado
3º Vasco Luís da Gama (?-1578)
4º Francisco da Gama (1578/1595-1632)



Fontes Consultadas:


Sem comentários:

Enviar um comentário