quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Quem foi São Cucufate, actualmente orago de Vila de Frades?

Em primeiro lugar, gostaria de alertar o leitor para o facto de existirem poucos registos documentais sobre este período da Antiguidade. Mais se informa, que as escassas fontes existentes, conseguem ser ainda contraditórias, o que pode originar diversas interpretações. Aqui nós optamos apenas por fazer a nossa leitura biográfica desta personalidade, mas qualquer artigo, assentado em manuscritos quase inexistentes e até bem posteriores aos acontecimentos, é sempre discutível na óptica da comunidade científica. Exposto isto, começamos então por (tentar) apresentar a biografia deste santo.
São Cucufate teria nascido na Província Romana de Cartago (Norte de África), talvez por volta dos anos 270 d. C.
Seria já oriundo duma família nobre cristã. Contudo, o Cristianismo ainda não era tolerado pelo Império Romano. Só o será oficialmente a partir de 313 d. C. pelo Édito de Milão promulgado pelos Imperadores Constantino I e Licínio.
São Cucufate teria iniciado os seus estudos no campo das letras em Cesariense, cidade-região da Mauritânia, e aí terá supostamente encontrado o seu fiel companheiro - São Félix. Contudo,  São Cucufate teve, desde cedo, que enfrentar um período de ferozes perseguições aos cristãos. Diocleciano e Galério defendiam acerrimamente o culto pagão e, por isso, não estavam dispostos a aceitar a doutrina de Jesus Cristo. Por isso, é crível que a sua ida para a Península Ibérica tenha sido motivada por perseguições realizadas em África. Também São Félix o teria acompanhado alegadamente nesta nova aventura.
Mesmo assim, o ambiente de repressão não terá esfriado o espírito de devoção de São Cucufate e de, seu companheiro, São Félix (também com origens africanas) que pregaram o Cristianismo na Catalunha. De imediato, os dois pregadores esquecem as suas origens ricas e distribuem os seus bens pelos mais necessitados. Aceitam o seu novo estado de pobreza e humildade. Entram em casas particulares, professando a fé cristã e deixando de temer a morte. O seu impacto começa a ser registado. Contudo, as perseguições seriam também reatadas em Barcelona. Neste âmbito, foi detido e presente a um primeiro julgamento diante do Prefeito/Pro-Cônsul Galério, sendo um dos excertos desse episódio narrado nos volumes da España Sagrada:

Galério - Diz-me, louquíssimo rebelde, em que confias para atrever-te a desapreciar os mandatos dos Imperadores e negar o culto aos Supremos Deuses?
São Cucufate - A quem, ó muito idiota, mandais que se dê culto, sendo não deuses, mas sim invenções feitas por parte do engano diabólico e necessidades de outros semelhantes a ti?


Resposta esta que não agradou mesmo nada a Galério que ordenou a sua imediata tortura. Mas São Cucufate não pereceria, pois resistiu aos tormentos a que fora sujeito.
De acordo com as escrituras da España Sagrada, seria depois a vez de Maximiano, também Prefeito Romano ou Governador Local, interrogar São Cucufate. Mais uma vez, a discussão foi assim narrada pela fonte já citada:

Maximiano - A que Deus veneras?
São Cucufate - Como perguntas com esse modo duvidoso, como se houvesse muitos deuses. Não há mais do que um, a quem eu venero, que fez o Céu e a Terra.
Maximiano - Pois se esse é o verdadeiro deus, vamos ver se ele te livra dos tormentos.
São Cucufate - De ti, ó execrável e de teu pai, o Diabo, com todos os teus tormentos eu me rio pela virtude de Deus, pois verdadeiramente és muito demente e miserável, por teres deixado a Deus e adorares caixas de demónios.

Maximiano também não apreciou as respostas deste santo e ordenou novas torturas. Reza a lenda de que quando iria ser queimado vivo, o fogo apagou-se com o vento que se fazia sentir e tal foi encarado por muitos cristãos, como um sinal de Deus. De regresso à cela, São Cucufate teria convertido os guardas que estariam a vigiá-lo. Por isso, os grandes responsáveis pela perseguição ao Cristianismo tinham razões para invejar e odiar os feitos deste jovem que afinal teria uma idade a rondar apenas os 20-30 anos.
Todavia, a existência heróica de São Cucufate e São Félix teria uma data marcada para o seu fim. Daciano, o novo governador local, chega a Barcelona em Julho de 304 d. C. e impõe inúmeras perseguições (talvez seguindo as ordens imperiais), o que por seu turno, originou diversas execuções. São Cucufate que se destacava, não escapou à crueldade do novo governador e do seu oficial Rufino. Desta vez, eles queriam assegurar a sua morte imediata, já que a tortura não estava a assegurar quaisquer resultados.
De acordo com a Enciclopédia - España Sagrada, o nosso santo foi degolado junto ao Castro Octaviano, talvez localizado a oito milhas (12 km?) de distância da cidade de Barcelona, ainda nesse mês de Julho de 304 d. C.. Logo após a tolerância oficial de culto datada de 313 d. C., vários foram os crentes que se concentraram no local do seu martírio, prestando uma tremenda devoção. No início do século IX, é mesmo fundado o Mosteiro de Sant Cugat (assim é designado em catalão, o nosso São Cucufate) que ainda hoje pode ser visitado em Barcelona.
O seu fiel amigo São Félix seria executado dias mais tarde em Girona, mas não seriam os únicos mártires canonizados a serem sacrifidos pelo impiedoso Daciano.
Em Vila de Frades, o culto à personalidade de São Cucufate iniciou-se na Idade Média com a existência dum mosteiro beneditino, embora construído em data desconhecida (já no período visigótico ou apenas no século XIII?), e ainda hoje, constitui um dos oragos da Freguesia. Existem mesmo pinturas murais/frescos em sua memória nalguns edifícios religiosos desta vila alentejana.





Imagem nº 1 - São Cucufate não deixava governadores e outros oficiais romanos sem resposta! Neste caso, estamos perante uma pintura mural da Capela de São Brás que retrataria talvez a presença do Santo perante Daciano ou Rufino, no julgamento que ditará a sua execução imediata.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira




Imagem nº 2 - A Degolação de São Cucufate junto ao Castro Octaviano (Proximidades de Barcelona), fresco visível na Capela de São Brás - Vila de Frades.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira 



Imagem nº 3 - O Mosteiro de São Cucufate (nas Ruínas Romanas) foi fundado na Idade Média em Vila de Frades.
Foto da autoria do Mensageiro da Vidigueira




Imagem nº 4 - O Mosteiro de Sant Cugat em Barcelona, cuja acção na Idade Média foi fundamental.




Fontes Consultadas:

Sem comentários:

Enviar um comentário