quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A Ponte "Romana" de Selmes

A Ponte "Romana" ou Velha de Selmes é seguramente um dos principais focos de interesse desta aldeia alentejana, pertencente ao Município da Vidigueira. O Brasão da Freguesia ilustra o simbolismo da agricultura e das suas terras férteis (destaque para a produção de trigo), o impacto do Sol na paisagem e no quotidiano comunitário, e claro num plano central, é exibida a ponte que muitos julgaram e apelidaram erroneamente de romana, porque deduziram que a sua antiguidade seria muito maior.






Imagem nº 1 - O Brasão da Freguesia de Selmes



A ponte de que realmente falamos remonta afinal ao século XVI, isto é, aos inícios da Idade Moderna. Nem sequer é medieval, quanto mais da era romana! Agora, é evidente que esta ponte, construída com técnica de alvenaria, tentou seguir ou imitar a influência arquitectónica há muito tempo adoptada (com arcos de volta perfeita, talha-mar e guardas-baixas) pelos romanos (e talvez este tenha sido um dos principais motivos para que se gerassem interpretações precipitadas), mas isso não faz dela oriunda dessa era mais ancestral.
Mesmo assim, não deixa de revelar a sua antiguidade (pois assim sendo terá cerca de 500 anos de existência, o que não é pouco tempo, embora longe dos 1500/1600 anos mínimos de antiguidade que poderiam ser atribuídos a qualquer estrutura do período romano). A sua robustez estrutural e a feliz integração na paisagem envolvente fazem desta ponte histórica um lugar apelativo e digno de merecer inúmeras visitas.





Imagem nº 2 - A Ponte "Romana" ou Velha de Selmes é outro ponto de referência a ter em conta no Município da Vidigueira.
Retirada de: http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9816, (SIPA, artigo da autoria de José Falcão e Ricardo Pereira).

Sem comentários:

Enviar um comentário